Histórico

Home / Histórico

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Minas Gerais foi fundada em 22 de julho de 1979, quando foi aprovado seu primeiro Estatuto Social e eleita sua Diretoria Provisória pelo voto dos delegados representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Hidroelétrica de Belo Horizonte, de Juiz de Fora, de Santos Dumont, do Sul de Minas e de Uberlândia, com a finalidade de coordenação, proteção, representação legal e orientação geral das categorias profissionais compreendidas no 4º Grupo do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI. A Diretoria Provisória ficou assim constituída: Presidente – Benedito Alves Barcelos; Secretário – Daniel de Abreu e; Tesoureiro – José Alfredo de Oliveira.

Em 12 de dezembro de 1980 a Federação obteve a Carta Sindical e seu reconhecimento formal junto ao Ministério do Trabalho.

Atualmente a Federação representa os sindicatos e trabalhadores da indústria de energia elétrica, de saneamento básico e de gás natural em todo estado de Minas Gerais.

© 2014 Urbanos MG - Todos os direitos reservados